EMBOLIA PULMONAR
>> Embolia Pulmonar

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.
As causas da Embolia Pulmonar estão relacionadas aos fatores predispostos do paciente, como:
-
Histórico familiar
-
Cirurgias extensas
-
Gravidez
-
Uso de anticoncepcionais
-
Sobrepeso
-
Tabagismo
Sintomas:
Os sintomas da Embolia Pulmonar variam de acordo com o grau da doença. Os mais comuns são:
-
Dor repentina no peito, que vai aumentando gradualmente a intensidade
-
Falta de ar
-
Ansiedade
-
Palidez
-
Aumento repentino dos batimentos cardíacos
Tratamento:
Os pacientes com o diagnóstico de embolia pulmonar devem ser anticoagulados prontamente, geralmente com a utilização de heparina intravenosa. Este é um medicamento de ação rápida que evita o aumento dos coágulos já existentes e a formação de novos coágulos. O tratamento de anticoagulantes deve ser feito com acompanhamento médico, pois aumenta o risco de sangramentoS.
Em alguns casos, para pacientes com contraindicações de uso de medicamentos anticoagulantes ou com recidivas, pode ser implantado um filtro de veia cava a fim de evitar que novos coágulos atinjam os pulmões.
A embolectomia (retirada do êmbolo da artéria pulmonar) é uma intervenção cirúrgica que deve ser considerada apenas nos quadros de embolia pulmonar maciça. Este procedimento pode ser realizado através de cirurgia aberta ou por técnicas menos invasivas, como as intervenções endovasculares, que utilizam cateteres para a retirada dos trombos.